Tio Sam é o resultado de uma tentativa frustrada do governo americano de comprar o Papai Noel e torná-lo seu garoto propaganda. Não deu certo o esquema, então pegaram o Seu Madruga, barbearam e vestiram o sujeito e tái!
Brincadeiras a parte... Samuel Wilson (o Tio Sam) foi um comerciante que atuou com o irmão vendendo carne de gado e de porco para o governo norte-americano
Você já ouviu muitas pessoas se referirem aos EUA como País do Tio Sam ou apenas Tio Sam, mas de onde, afinal, vem esse apelido? Sam realmente existiu e foi um homem chamado Samuel Wilson (1766 – 1854).
Samuel, ao lado de seu irmão Ebeneezer, foi um homem conhecido por seus negócios com vendas de carne, especialmente durante épocas de guerras, como em 1812, quando fechou um contrato com o governo norte-americano e foi o responsável por prover carne de gado e de porco ao exército estadunidense.
As carnes eram armazenadas em barris e, por causa do acordo com o governo, levavam um selo com as iniciais U.S – sigla em inglês para Estados Unidos. Os soldados começaram, então, a fazer uma brincadeira e se referir aos barris como “Uncle Sam” – Tio Sam, em inglês – em referência a Samuel Wilson, um dos proprietários da empresa de carne.
Representação
Não demorou para que tudo o que tivesse o selo U.S, referente aos EUA, fosse associado ao Tio Sam, mesmo que esses itens nada tivessem a ver com carne, que era a única coisa com a qual o verdadeiro Samuel Wilson trabalhava.
Em questão de pouco tempo, até mesmo serviços eram chamados de Tio Sam, o que incluía as convocatórias para o alistamento militar. Era muito comum que as pessoas dissessem que o Tio Sam estava chamando, expressão associada à icônica imagem do governo estadunidense, que mais tarde passou a ser ironizada em campanhas de grupos contra o governo norte-americano.
A sigla U.S foi usada nos barris de carne da empresa dos irmãos Wilson pela primeira vez em 1813, e foi associada a Tio Sam em um jornal apenas em 1830. A imagem usada para recrutamento militar durante a Primeira Guerra Mundial, com o desenho de Tio Sam e a frase “I want you” – “Eu quero você”, em uma tradução livre – foi usada pela primeira vez em 1917 e é mundialmente conhecida até hoje.
Fonte: Mega Curioso
Nenhum comentário:
Postar um comentário